Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CRIANDO MATERIAIS COM OS ALUNOS

         Ao invés de perder tanto tempo com explicações e com atividades em livros e folhas fotocopiadas, que tal fazer com que cada aluno crie o seu próprio material?
         Tenho o exemplo de uma aula sobre zona urbana e zona rural.
     "Apresentei várias fotografias dos dois tipos de ambientes" e sentei com a turma em círculo para a realização de uma roda de conversa. Durante a conversa fiz algumas perguntas que faziam com que os alunos percebessem a diferença entre os dois tipos de ambientes citados.
       Após a roda de conversa, distribuí uma folha branca para cada aluno e a metade de uma folha amarela. Orientei cada um dos alunos a colar a folha amarela (metade de uma folha A4) na folha branca, fazendo assima divisão da mesma em duas partes. Depois pedi que cada aluno registrasse informações sobre sobre a zona rural na parte branca e sobre a zona rural na parte amarela, fazendo desenhos sobre as informações.
       Após a confecção do quadro comparativo citado acima, dividi a turma em duplas e cada uma das duplas escreveu um pequeno texto com as características da zona rural. Após a escrita do texto, cada dupla reescreveu o seu texto individualmente e criou uma capa para o trabalho.
     Estarei postando algumas fotografias do último trabalho citado. Assim que possível estarei postando fotos do quadro comparativo.
     Na postagem abaixo, coloquei fotografia de trabalhos de alunos mais desenvolvidos e de alunos com dificuldades de aprendizagem (dislexia, etc).










Nenhum comentário:

Postar um comentário