Total de visualizações de página

sábado, 26 de maio de 2012

A aprendizegem por meio da investigação

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." 
     Volto a abordar um assunto que acho de grande importância no processo de "ensino aprendizagem" que é o a questão do estímulo da construção do conhecimento através da investigação.
     Atualmente muitas intituições de ensino acreditam ser construtivistas, porém não conseguem desvincular-se do ensino tradicional, uma vez que acham que quantidade de exercícios de fixação representam qualidade no ensino. Sendo assim, tais intituições de ensino "vendem um peixe estradado" pois estão enganando a si mesmos e aos seus clientes.
     Segundo o dicionário Didático da Língua Portuguesa (Editora SM), a palavra "investigar", quando refere-se a um objeto de estudos tem o seguinte significado: pesquisá-lo com o fim de descobrir ou esclarecer certas questões.
     Acredito que tal investigação possa ser feita de maneira prazeirosa, e que os educandos construam o conhecemento de determinados assuntos através da interação com o meio, e de trocas de informações de conhecimentos prévios através de conversas entre os integrantes do grupo, e através da pesquisa em livros didáticos, entre outros recursos. O mais importante é que a escola e o seu corpo docente seja inovador e deixem de repetir o que tem sido feito por muito tempo...    
     Valorizo muito a questão dos trabalhos em grupo, pois acredito que os mesmos permitem que a troca de conhecimentos ocorra de maneira descontraída. Através dos trabalhos em grupo os educandos podem pesquisar em livros didáticos, na internet e em outras fontes, podem ralizar a troca de conhecimentos prévios e de conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa, através de debates. Com isso, tambem aprendem a conviver em grupo, conhecem e praticam a questão dos direitos e deveres de cada um na sociedade.
     Sendo assim, a escola deve deve estimular seus alunos para que produzem trabalhos de qualidade, desvinculando-se do passado, deixando de fazer o que as outras gerações faziam e estimulando seus educandos para que criem coisas novas e de qualidade.
Michel Amâncio Furtado.
Maio de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário