Olá amigos!
Como tem sido as suas aulas de Geografia?
Deixo aqui uma experiência bem bacana sobre os movimestos de rotação e translação (ou revolução).
Geralmente, quando temos que ensinar a juventude a respeito dos movimentos do Planeta Terra, ficamos limitados ao quadro, e as vezes, quando dinâmicos fazemos uma pequena dramatização em que um aluno representa o Sol e o outro o Planeta Terra... Não é verdade?
Então, trago uma experiência bem significante, onde você precisará apenas de um globo terrestre e uma lanterna (ou vela).
É importante fazer com que os alunos interajam e que ao longo da experiência, digam o que estão entendendo e ao mesmo tempo relatem suas descobertas. Para a realização da experiência, você poderá girar o globo em torno dele mesmo e ao mesmo tempo girá-lo em volta da lanterna e fazer perguntas para que os alunos percebam os movimentos da Terra, fazendo com que percebam por exemplo, que enquanto a lanterna ilumina um lado do globo, do outro lado está escuro. Sendo assim, temos os dias e as noites...
Dica: O ideal é que os alunos fiquem sentados em círculo com as lâmpadas apagadas.
Como tem sido as suas aulas de Geografia?
Deixo aqui uma experiência bem bacana sobre os movimestos de rotação e translação (ou revolução).
Geralmente, quando temos que ensinar a juventude a respeito dos movimentos do Planeta Terra, ficamos limitados ao quadro, e as vezes, quando dinâmicos fazemos uma pequena dramatização em que um aluno representa o Sol e o outro o Planeta Terra... Não é verdade?
Então, trago uma experiência bem significante, onde você precisará apenas de um globo terrestre e uma lanterna (ou vela).
É importante fazer com que os alunos interajam e que ao longo da experiência, digam o que estão entendendo e ao mesmo tempo relatem suas descobertas. Para a realização da experiência, você poderá girar o globo em torno dele mesmo e ao mesmo tempo girá-lo em volta da lanterna e fazer perguntas para que os alunos percebam os movimentos da Terra, fazendo com que percebam por exemplo, que enquanto a lanterna ilumina um lado do globo, do outro lado está escuro. Sendo assim, temos os dias e as noites...
Dica: O ideal é que os alunos fiquem sentados em círculo com as lâmpadas apagadas.
Explore bastante esse simples recurso.
Experiência criada e relatada por: Michel Amâncio.