Total de visualizações de página

sábado, 26 de maio de 2012

A aprendizegem por meio da investigação

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." 
     Volto a abordar um assunto que acho de grande importância no processo de "ensino aprendizagem" que é o a questão do estímulo da construção do conhecimento através da investigação.
     Atualmente muitas intituições de ensino acreditam ser construtivistas, porém não conseguem desvincular-se do ensino tradicional, uma vez que acham que quantidade de exercícios de fixação representam qualidade no ensino. Sendo assim, tais intituições de ensino "vendem um peixe estradado" pois estão enganando a si mesmos e aos seus clientes.
     Segundo o dicionário Didático da Língua Portuguesa (Editora SM), a palavra "investigar", quando refere-se a um objeto de estudos tem o seguinte significado: pesquisá-lo com o fim de descobrir ou esclarecer certas questões.
     Acredito que tal investigação possa ser feita de maneira prazeirosa, e que os educandos construam o conhecemento de determinados assuntos através da interação com o meio, e de trocas de informações de conhecimentos prévios através de conversas entre os integrantes do grupo, e através da pesquisa em livros didáticos, entre outros recursos. O mais importante é que a escola e o seu corpo docente seja inovador e deixem de repetir o que tem sido feito por muito tempo...    
     Valorizo muito a questão dos trabalhos em grupo, pois acredito que os mesmos permitem que a troca de conhecimentos ocorra de maneira descontraída. Através dos trabalhos em grupo os educandos podem pesquisar em livros didáticos, na internet e em outras fontes, podem ralizar a troca de conhecimentos prévios e de conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa, através de debates. Com isso, tambem aprendem a conviver em grupo, conhecem e praticam a questão dos direitos e deveres de cada um na sociedade.
     Sendo assim, a escola deve deve estimular seus alunos para que produzem trabalhos de qualidade, desvinculando-se do passado, deixando de fazer o que as outras gerações faziam e estimulando seus educandos para que criem coisas novas e de qualidade.
Michel Amâncio Furtado.
Maio de 2012.


domingo, 13 de maio de 2012

Linha Construtivista

Linha Construtivista


     Inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.
     Uma aluna de Piaget, Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e concluiu que a criança pode se alfabetizar sozinha, desde que esteja em ambiente que estimule o contato com letras e textos.
     O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
     Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
       O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
       As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.
     Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida. 

Artigo retirado do site: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php

Vídeos complementares:

 

 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CRIANDO MATERIAIS COM OS ALUNOS

         Ao invés de perder tanto tempo com explicações e com atividades em livros e folhas fotocopiadas, que tal fazer com que cada aluno crie o seu próprio material?
         Tenho o exemplo de uma aula sobre zona urbana e zona rural.
     "Apresentei várias fotografias dos dois tipos de ambientes" e sentei com a turma em círculo para a realização de uma roda de conversa. Durante a conversa fiz algumas perguntas que faziam com que os alunos percebessem a diferença entre os dois tipos de ambientes citados.
       Após a roda de conversa, distribuí uma folha branca para cada aluno e a metade de uma folha amarela. Orientei cada um dos alunos a colar a folha amarela (metade de uma folha A4) na folha branca, fazendo assima divisão da mesma em duas partes. Depois pedi que cada aluno registrasse informações sobre sobre a zona rural na parte branca e sobre a zona rural na parte amarela, fazendo desenhos sobre as informações.
       Após a confecção do quadro comparativo citado acima, dividi a turma em duplas e cada uma das duplas escreveu um pequeno texto com as características da zona rural. Após a escrita do texto, cada dupla reescreveu o seu texto individualmente e criou uma capa para o trabalho.
     Estarei postando algumas fotografias do último trabalho citado. Assim que possível estarei postando fotos do quadro comparativo.
     Na postagem abaixo, coloquei fotografia de trabalhos de alunos mais desenvolvidos e de alunos com dificuldades de aprendizagem (dislexia, etc).










terça-feira, 1 de maio de 2012

Sugestões de vídeos para trabalhar Língua Portuguesa com a Criançada...

Olá amigos!
Que tal trabalhar a Língua Portuguesa de forma mais dinâmica, levando recursos diferentes para a sala de aula? Seguem algumas sugestões de vídeos para serem utilizados como recursos em aulas de Língua Portuguesa...


* adjetivos:



*  mal / mau:  




* por que / por quê / porque / porquê:

 




Postarei novidades em breve!!!
Tem sugestões de temas a serem abordados no blogger? Envie a sua sugestão para michel.amancio.rj@gmail.com

"Aquele que se preocupa por uma ano, semeia trigo.
Aquele que se preocupa por vários anos, planta árvores,
Aquele que se preocupa por gerações, educa pessoas."
Provérbio Hindu.

Faça a sua parte! Acredite..